quinta-feira, 7 de maio de 2009

Um Mal "Silencioso" - Fique ligado!

A crescente preocupação com os problemas ambientais, nos últimos 10 anos, trouxe à cena situações que aparentemente não representavam grandes riscos como, o movimento dos carros nas ruas, a passagem dos aviões e até a música tocada no happy hour. Tais situações cotidianas não representavam um perigo que merecesse mais atenção, mas este pensamento foi modificado.

Este mal, denominado poluição sonora, encontra-se entre as grandes preocupações em relação ao meio ambiente e aos problemas que possam prejudicar a saúde e a qualidade de vida da população.Tal mal não secreta seus impactos. A emissão de sons e ruídos em níveis que causam incômodos a pessoas e animais e que prejudica, assim, a saúde e as atividades humanas, enquadra-se no conceito de poluição legalmente aceito no Brasil.

Apesar de consciente dos danos provocados pela poluição sonora e pela exposição prolongada aos ruídos, além dos prejuízos à qualidade de vida, a população se habituou a tal incomodo que hoje assusta e é alvo de muitas pesquisas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que um som deve ficar em até 50 decibéis (db – unidade de medida da intensidade do som) para não causar prejuízos ao ser humano. Acima dessa intensidade, os efeitos negativos começam.

E vc, como escuta seu mp3player? Será que o seu som não está incomodando o vizinho?

4 comentários:

  1. É verdade, odeio quando o pessoal bota o celular pra tocar no onibus - sem fone de ouvido. Especialmente porque normalmente as músicas são ruins =P

    ResponderExcluir
  2. É João, isso realmente é muito chato. Estas pessoas além de não respeitarem os direitos de cada um, colocam o som alto que incomoda não só pelo tipo de música, mas também pelo barulho causado.

    ResponderExcluir
  3. E eu pensei que isso só acontecesse comigo!

    E você olha pra pessoa que faz isso, e ela não desliga aquele barulho,

    Adorei o Blog

    ResponderExcluir