sexta-feira, 15 de maio de 2009

Planos Diretores - Velhas e Novas gerações

É inegável que a nova fase que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes, tenha culminado numa “guerra” de participação efetiva, pois não há aquele que diga ter pautado seu plano diretor menos participativo do que foi ou em relação a outro município.

No que diz respeito ao meio ambiente, espera-se não só dos planos já elaborados como dos que ainda serão que existam sim questões urbanas, mas o ambiente natural precisa ser levado em consideração de forma sustentável, para que iniciativas tomadas hoje não impeçam a usabilidade do sistema em longo prazo. Já que o Plano Diretor interfere não só nas questões ambientais como também urbanísticas, muitos desenvolverão mais um tema do que outro, como foi facilmente observado no plano discutido aqui, que o urbano é mais bem cuidado que o ambiental.

Espera-se que tais contribuições sejam a verdadeira expressão da democracia e que os participantes, sejam governantes ou governados, queiram construir uma boa gestão e os frutos de suas idéias sejam homogêneos em prol de um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário