segunda-feira, 25 de maio de 2009

Qual a diferença entre Resíduo Sólido e Lixo?

Eu sei, pessoal, estou eu aqui falando sobre resíduos novamente. Mas, é preciso que todos aprendam a cuidar dos seus passivos ambientais ou nosso ambiente será um próprio passivo!

Algumas pessoas ainda tem dificuldade em saber a diferença entre estas nomenclaturas. Será que são diferentes mesmo?


Bem,


Resíduos Sólidos - são materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, ambiental, econômico e estético. Gerado por processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varrição pública. Além dos sólidos, os resíduos ainda podem se apresentar nos estados gasoso e líquido.

Ficam incluídos nesta definição tudo o que resta dos sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d'água, ou aqueles líquidos que exijam para isto soluções técnicas e economicamente viáveis de acordo com a melhor tecnologia disponível.

Lixo - é todo o tipo de material desnecessário, não aproveitável ou indesejado, originado no processo de produção e consumo de produtos úteis; Ao final, percebe-se que só há diferença na nomenclatura, eles querem dizer a mesma coisa!


Fique sabendo!!!


A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.


Desde os tempos mais remotos até meados do século XVIII, quando surgiram as primeiras indústrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído essencialmente de sobras de alimentos.



Este é um dos maiores problemas para a humanidade, apesar de ser a própria sociedade que produz todo o lixo. Cada pessoa durante toda a sua vida, produz em média 25 toneladas. Esses resíduos, se não tiverem uma coleta e destinação final adequadas, causarão uma grande degradação ao meio ambiente e à população em geral.


Fonte: Projeto PET nas Escolas, 2006.


2 comentários:

  1. Como uma Técnica em Meio Ambiente é um equívoco mencionar que lixo e resíduo "querem dizer a mesma coisa"... Mas de forma alguma. Lixo é todo o material inservível, sem possibilidade alguma de ser reaproveitado e reciclado, enquanto o resíduo é totalmente o contrário. Resíduo é todo material descartável passível de reutilização ou reciclagem. Não podemos misturar as os termos e confundir o leitor. Ambas definições precisam ser expressadas da maneira correta para que através disso, possivelmente venhamos a conquistar e atingir a consciência do ser humano em adotar medidas e atitudes norteadoras no manejo correto destes dois tipos de materiais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Eline. Bastante esclarecedora a sua abordagem. Gstei muito da sua alusão à origem da palavra lixo, refletindo que você foi fundo na sua pesquisa. Conceitualmente, é possível depreender que existe um equívoco na distinção entre lixo e resíduos sólidos, dado que o lixo, da forma que é conceituado, também pode ser reaproveitado, tanto por antropia quanto pela natureza. Afinal, podemos transformar o considerado lixo em energia. O conceito de lixo, sob esse ângulo, não está muito aderente à realidade. Agora, se haver uma complementação conceitual, do tipo: sob o aspecto econômico não é interessante o seu reaproveitamento.....etc. Abraços.

    ResponderExcluir