domingo, 22 de maio de 2011

LIBRAS COMO LÍNGUA


Antes de qualquer discussão, é importante definir o que significa Libras. Bem, Libras é a abreviação para Língua Brasileira de Sinais ou a Língua de Sinais, que é a língua natural da comunidade de surdos brasileiros. Ela não é apresentada simplesmente por mímicas e gestos desordenados, os sinais respeitam uma seqüência de movimentos lógicos, que representam uma forma de comunicação que possui estrutura gramatical própria[1].

Tamanha é a sua importância enquanto agente de comunicação, que a Libras recebe status de língua. Ela é composta por níveis lingüísticos, são eles: fonológico, morfológico, sintático e semântico. Na língua de sinais, as palavras são chamadas de sinais. É curioso saber que o surdo alfabetizado na língua portuguesa e na língua de sinais domina o que pode ser considerado, dois idiomas.

Falando em idiomas, a Libras é exclusiva para o Brasil. Da mesma forma que há diferenças nos sinais de região para região dentro do mesmo país. Há também a diferença da própria língua de sinais de país para país. De acordo com o neurologista Oliver Sacks, “os surdos geram línguas de sinais em qualquer lugar onde existam comunidades de surdos; é para eles a forma mais fácil e natural de comunicação”.[2] Então, se um surdo muda de país, ele terá que aprender outra língua, a língua de sinais do país no qual se destinará.

Há no Brasil duas normativas que regulamentam a língua de sinais. A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outra providências e o Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a lei e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000, lei esta que estabelece normas gerais e critério básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Não há diferenças entre um usuário de Libras e um da língua portuguesa oralizada. Os usuários da língua de sinais podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais, pregarem o evangelho e se comunicarem, por que estes são pessoas como qualquer outra, apenas não podem oralizar sua língua.


[1] Definição de Libras, disponível em: http://www.libras.org.br/libras.php. Acesso em: 21/05/11.

[2] Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_natural. Acesso em: 21/05/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário